terça-feira, julho 10, 2007

Artigo publicado no site 16x16





2007-07-09 - A Academia de Xadrez da Gafanha da Encarnação venceu invicta a Liga de Aveiro 2007, regressando à III Divisão Nacional, após dois anos de ausência. Para a próxima temporada, o director da equipa, José Guimarães Silva, aposta na manutenção.


A equipa do concelho de Ílhavo aliou a experiência do alemão Uwe Kahler, residente em Aveiro, e do director José Guimarães Silva com a ascensão de alguns jovens, como Ricardo Alvarez e Nídia Ribau, terceira classificada no «Nacional» sub-12 anos.

José Guimarães Silva, em entrevista ao 16x16, afirma que a vitória na «Liga» representa o «culminar de um projecto» para qual contribuíram todos os elementos da Academia de Xadrez da Gafanha da Encarnação.

O que significa para a vossa colectividade o regresso à III Divisão?
A conquista da mais longa Liga de Aveiro e o consequente regresso à III Divisão Nacional é o culminar de um projecto que este ano, devido à entrada de novos atletas de inegável valor e à uma maior entrega por parte de todos, fez com que isso fizesse parte dos nossos objectivos. Apostamos numa actividade constante, na organização de fortes torneios de semi-rápidas e partidas clássicas e isso foi atraindo atletas que nos fizeram evoluir de modo que tal objectivo fosse alcançado. Este foi um triunfo não só dos cinco jogadores que se entregaram de corpo e alma aos 14 jogos, mas de toda a estrutura de base que esta por detrás.

Quais os objectivos para a próxima época?
Os objectivos para a época 07/08 passam por criar condições para que os nossos torneios sejam um «must» no xadrez de Aveiro, que os nossos torneios de semi-rápidas mensais possam trazer à nossa sede os melhores jogadores do distrito e que os fechados FIDE passem a ter a importância de torneios de referência no panorama distrital. Para isso, contamos com a ajuda de todos aqueles que gostam de jogar xadrez. Queremos criar condições para que as nossas escolinhas a funcionar ao sábado de manhã possam trazer novos valores ao xadrez. Continuaremos a apostar forte nos campeonatos de jovens, onde temos tido bons resultados e temos sido presença constante desde 2004 Finalmente, por equipas, o nosso objectivo é evitar neste ano de regresso a descida, pois apostaremos claramente na manutenção na terceira divisão.

Resultados e classificações nos sítios da Internet do clube e da Associação de Xadrez de Aveiro.

Texto: Albino Silva/Fernando Pinho